PUC Minas na Praça da Liberdade recebe o uaiPod 2019

Inscrições em http://bit.ly/uaipod2019.

Ouvintes, podcasters, produtores de conteúdo e demais interessados têm encontro marcado no dia 13 de abril, sábado, na 4ª edição do uaiPod (Encontro Mineiro de Ouvintes e Podcasters). O evento será realizado na Unidade Praça da Liberdade da Puc Minas (Rua Sergipe, 790, Savassi).

O público terá a oportunidade de participar, no turno da tarde, de dois debates sobre a mídia com representantes de podcasts de todo o país. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela página do evento no Sympla http://bit.ly/uaipod2019. As vagas são limitadas.

Em 2019, o uaiPod promoverá ainda oficinas simultâneas de produção e edição de podcasts, no período da manhã. As inscrições já estão encerradas, mas fiquem atentos a novidades em breve. Mais informações sobre o uaiPod – Encontro Mineiro de Ouvintes e Podcasters podem ser obtidas pelo email uaipodmg@gmail.com.

PROGRAMAÇÃO

13 horas – Credenciamento

13h30 às 15h00 – Debate “Em busca do equilíbrio: a liberdade e o patrocínio do podcast se opõem?
Participantes: Professor Maury (Rede Geek); Renan Cirilo (NaTrilha); Alcysio Canette (Lado B do Rio) e Prof.ª Iara Franco (PUC Minas) – Moderação: Karin Voll (uaiPod/X-Poilers)

15h30 às 17h00 Debate “Representatividade no Podcast e seu impacto social: Como o podcast pode hackear o sistema e abrir espaço de fala para que a representatividade exerça seu papel em uma sociedade mais igualitária
Participantes: Ira Croft (Ponto G) / Aline Hack (Olhares Podcast) / Dann Carreiro/Dimitra Vulcana (HQ da Vida) / Leandro Ferreira (Afropai) – Moderação: Priscila Armani (uaiPod/ podcast Sexo Explícito)

EDIÇÕES ANTERIORES

Em 2018, o 3º uaiPod reuniu produtores de conteúdo e o público no Sesc Palladium, no dia 28 de abril. Os participantes tiveram a oportunidade de conferir três debates sobre a mídia.

A primeira mesa teve como tema “A importância da edição para o podcast”. Contou com o carioca Leonardo Mogli, editor e participante do podcast de humor Galera do RAU; o mineiro Renato Silveira, do Cinematório Café; o crítico de Cinema e idealizador do Programa do Pipoqueiro, Marcelo Seabra; e o educador mineiro Marcelo Cafiero, editor dos podcasts Entre Fraldas, Paternidades e Hiperativo. A mediação foi da jornalista Priscila Armani, do podcast O que assistir.

A participação das mulheres e de pessoas LGBTQ+ na podosfera também foi tema de discussão no evento. No debate, a paulista Cal Cruz, dos podcasts Então, É Isso!, Ouvindo Podcast e da plataforma Colabora.aí; as mineiras Raquel Gomes e Stephania Amaral, dos podcasts Feito por Elas e Cinematório Café; e Eduardo Henrique “Filhote”, dos podcasts Machinecast e PodBrisar. Karin Voll, co-host do podcast X-Poilers, foi a mediadora.

O tema da terceira mesa foi “Financiamento coletivo: uma solução para o podcast?”. Estiveram presentes o paulista Fabio Franzoni, dos podcasts Pow de Cast, Ouvindo Podcast e da plataforma Colabora.ai; Rafael Souza, do programa Tricotando e Emerson Almeida, da plataforma Megafono. Essa mesa foi mediada por Ana Eliza, do PodProgramar.

O 2° uaiPod foi realizado em de outubro de 2017, no Sesc Palladium. Representantes de mais de 10 podcasts colocaram em pauta a interação e o uso do entretenimento como ferramenta de reflexão. O evento contou com dois debates: “Um podcast de entretenimento pode cumprir outras funções sociais?” – com representantes dos podcasts Cinematório Café, Cultura Geek, Feito por Elas e X-Poilers; e “Como o podcast pode promover uma revolução cultural?”, com integrantes dos podcasts Entre Fraldas, Sem Choro, Que Viagem Cast e Tricotando.

A primeira edição do uaiPod foi realizada em agosto de 2016, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. O evento foi um bate-papo descontraído no qual os realizadores puderam apresentar seus programas e conhecer outros podcasters.

A MÍDIA PODCAST

A palavra podcast surgiu de uma junção de Pod-Personal On Demand (numa tradução literal, pessoal sob demanda) retirada de iPod e broadcast (transmissão de rádio ou televisão). Bastante popular nos Estados Unidos, o podcast chegou ao Brasil em 21 de outubro de 2004, com a estreia do primeiro podcast brasileiro, o “Digital Minds,” de Danilo Medeiros, que falava sobre tecnologia em geral.

SERVIÇO

uaiPod 2019 – 4º Encontro Mineiro de Ouvintes e Podcasters
13 de abril, sábado, 13 às 17 horas
Auditório da PUC Minas na Praça da Liberdade (Rua Sergipe, 790, Praça da Liberdade)
Vagas Limitadas

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Priscila Armani uaipodmg@gmail.com (31) 98871 0289
Luciana d’Anunciação luciana.anunciacao@gmail.com (31) 99742 7874


Produção: uaiPod

Apoio: PUC Minas

Patrocínios: Megafono , ColaboraAi , Portal Desaprender e Portal Sem Choro

Contatos: