Associação Brasileira de Podcasters (Abpod) lança PodPesquisa 2019

A maior e mais relevante pesquisa sobre o perfil de quem escuta podcast no Brasil está disponível para ser respondida. Trata-se da PodPesquisa 2019, realizada pela Associação Brasileira de Podcasters (Abpod) – Juntos pelo Podcast Nacional. O levantamento, que é feito por meio de formulário online, foi lançado dia 21/10 e segue até 15 de dezembro. A PodPesquisa 2019 pode ser respondida no link http://abpod.com.br/podpesquisa-2019/.

“Houve muita mudança no cenário de podcast no Brasil de 2018 para 2019. Os serviços de streaming, como Spotify e Deezer, e o próprio Google entraram com muita intensidade no negócio de podcast. Além disso, grandes veículos de comunicação de massa começaram a investir pesado na mídia podcast. Por isso, é o momento de atualizarmos as informações sobre podcast no Brasil. E a PodPesquisa credenciou-se para ser a forma mais eficaz e fiel deste perfil”, destaca a presidente da Abpod, Kellen Bonassoli.

A PodPesquisa leva, em média, 10 minutos para ser respondida. Para este ano, aspectos de perfil pessoal foram atualizados e estão mais inclusivos. Após ser concluído o período de resposta, a Abpod fará uma disponibilização pública dos dados (sem identificação dos respondentes), sendo enviado um e-mail para quem respondeu com as informações da pesquisa. Se o respondente for também produtor, a associação vai disponibilizar uma planilha personalizada com os dados do podcast produzido por esse respondente. 

O vice-presidente da AbpodRenan Alves, explica que a entidade avaliou, realizou consultas e entendeu que a PodPesquisa teria que ser focada no perfil do ouvinte. O podcaster adianta que o produtor será contemplado com uma pesquisa dedicada, prevista para 2020. “O início da popularização do podcast traz ótimas perspectivas para a mídia. Mesmo assim, as comunidades em tornos dos podcasts são muito fortes. Por isso, é essencial que os produtores estimulem seus ouvintes a responderem a PodPesquisa 2019. Além dos podcasts serem ranqueados na pesquisa, os produtores vão conhecer como é o perfil do seu ouvinte”.

A PodPesquisa foi criada por Marcelo Oliveira (Projeto Fritzlandia) com o apoio de Ronaldo Ferreira (Racum), em 2008, para conhecer a comunidade e o ouvinte de podcast no Brasil. Além de 2008, a pesquisa foi realizada  em 20092014 2018.

Sobre a Abpod

Abpod é uma entidade civil, apartidária, sem fins lucrativos, gozando de autonomia administrativa, financeira e disciplinar. Tem como missão, acima de tudo, representar os interesses de seus associados, divulgando a utilização desta mídia como meio profissional e/ou cultural perante a sociedade brasileira.

O trabalho da Abpod baseia-se na estruturação estatutária e legal da associação; transparência em tudo que for realizado e decidido internamente e externamente pela; escuta ativa dos associados e comunidade de produtores e ouvintes de podcast no Brasil; apoio às pessoas que produzem podcast nacional; crença na pluralidade e diversidade como única forma de atingir os objetivos.

Contribuição Mineira

A pesquisa deste ano também contou com a colaboração dos membros do uaiPod. Karin Voll, co-fundadora do uaiPod e produtora do X-Poilers e Dimitra Vulcana (Dann Carreiro), produtora do HQ da Vida e do Doutora Drag auxiliaram a Abpod como voluntárias, auxiliando na metodologia de pesquisa, inclusão e estatística.

Não deixe de responder à PodPesquisa 2019 e incentivar seus ouvintes a também fazê-lo!