No próximo dia 25 de julho, a partir das 19 horas, o uaiPod – Encontro Mineiro de Ouvintes e Podcasters realiza em seu canal do Youtube a sua segunda live, debate on-line com o tema “A Arte de Contar Histórias em Podcast”. O evento faz parte da programação digital da 5ª edição do evento, que anualmente reúne em Belo Horizonte podcasters, comunicólogos, ouvintes e entusiastas da mídia em áudio.

Vozes anônimas em histórias insólitas que jamais ganhariam a luz do dia. Personalidades históricas que nunca receberam a atenção devida por causa de preconceito. Momentos surreais recontados com intimidade e leveza. Sejam crônicas de paternidade, de coragem ou biografias dignas de nota, os convidados deste painel conseguem trazer luz a diversos tipos de histórias, cada um com sua personalidade própria marcante.

Pai da Alice e da Helena e professor de língua portuguesa, o podcaster Marcelo Cafiero, do Entre Fraldas, mediará virtualmente debate entre o escritor gaúcho Alê Garcia, do podcast Negro da Semana; o carioca de alma mineira e coração de poeta, Diogo Braga, do podcast Braga Crônicas; e a atriz e apresentadora paulistana do podcast Baseado em Fatos Surreais, Sheylli Caleffi. A atividade será realizada usando uma plataforma de streaming de vídeo, que permitirá a interação do público com os debatedores.

Participantes – De John Coltrane até Mc Rebecca, passando por Lázaro Ramos e Sabotage, Alê Garcia traz no podcast Negro da Semana diversas personalidades históricas da negritude. São histórias esquecidas, às vezes anônimas, não apenas de figuras conhecidas, mas de pessoas que fizeram e fazem a diferença. Nascido em Porto Alegre em 1979, estreou como autor com “A sordidez das pequenas coisas”, obra finalista do Prêmio Jabuti, e segunda colocada no Prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional. É editor da revista de literatura Flaubert e lançou o podcast em 2019.

Outro participante do painel é Diogo Braga, carioca de alma mineira que atualmente está no ar com o projeto Braga Crônicas, com crônicas sobre paternidade e sobre a vida via podcast, Youtube e Instagram. A especialidade de Diogo é o cotidiano, com histórias insólitas que envolvem desde limpar cocô de cachorro com uma carta de amor e a força do chocolate sobre o paladar de sua filha. Diogo já teve o podcast Diário de um Menestrel, onde contava histórias de maneira intimista, e o Casos e Causos, uma crítica à verdade absoluta nas entrelinhas e na sutileza das histórias em um belo mosaico em áudio.

A terceira participante desse debate é Sheylli Caleffi, treinadora de comunicação e oratória e ativista pela liberdade e erradicação da violência sexual. Criadora de um grupo de apoio a vítimas de violência sexual chamado “As incríveis mulheres que vão morrer duas vezes”, que tem mais de 3 mil participantes no facebook, a atriz reinterpreta, em parceria com Marcela Ponce de Leon, a história de mulheres comuns no podcast Baseado em Fatos Surreais, histórias que são enviadas anonimamente e ganham um toque de intimidade e leveza, pois são contadas em primeira pessoa. E são histórias de todo tipo: desde casos engraçados até bastante sérios, levando à reflexão e empatia.

O coordenador do debate com estes contadores de histórias é professor, pesquisador sobre inclusão escolar, já atuou como diretor de escola e produz e apresenta o podcast Entre Fraldas. Marcelo Cafiero coloca ser pai da Alice e da Helena como o item mais importante de seu currículo, o que norteia sua vida particular e profissional, levando o Entre Fraldas, juntamente com Rodrigo Cornélio, a produzir episódios muito variados e interessantes, seja retratando como é a paternidade dentro da rotina de um circo ou a necessária criação antirracista dos adultos do futuro.

SERVIÇO

A Arte de Contar Histórias em Podcast – debate com Alê Garcia (Negro da Semana), Diogo Braga (Braga Crônicas) e Sheylli Caleffi (Baseado em Fatos Surreais).

Mediador: Marcelo Cafiero (Entre Fraldas)

25 de julho, a partir das 19 horas

http://youtube.com/uaipod